Ir para conteúdo

[Fotos] Comparação de corrente com e sem retentor

96 respostas neste tópico

#1 Henrique Lorran

Scooter

• Membros
  • 368 posts
  • CidadeBelo Horizonte
  • Estado:MG
  • País:Brasil

Postado 07 January 2013 - 12:37

Imagem Postada

Como podem ver a corrente com retentor possui umas borrachinhas entre umas pecinhas que não sei o nome.

Imagem Postada

Já a corrente sem retentor não possui essas tais borrachinhas...

Originalmente toda moto de trilha sai de fábrica com corrente com retentor e as motos de cross com corrente sem retentor. O motivo é que usando corrente com retentor a moto perde perto de 0,8CV por que a corrente é mais pesada e mais dura de se movimentar. Para o cross isso pode fazer diferença mas para motos de trilha a durabilidade e confiança que a corrente com retentor proporciona compensa enormemente a perda de um pouquinho de potência.

Na hora da troca da relação, muita gente opta pela corrente sem retentor por que ela é mais barata. Bem, se a grana está curta, a corrente sem retentor dá conta do recado e não afeta a segurança, mas usar uma corrente com retentor compensam apesar do preço mais alto por que a durabilidade é bem maior e a necessidade de ficar regulando a corrente é menor.

Fonte:http://www.endurohp....o.html#corrente

#2 Márcio xtz

XTZ 250CC

• Membros
  • 4442 posts
  • Cidadejundiaí
  • Estado:SP

Postado 07 January 2013 - 12:46

que a corrente com retentor dura mais eu já sabia mas que perde 0,8cv não sei não... para maior durabilidade corrente com retentor aço 1023, tem amigo meu que colocou e foi dar a primeira esticada após 8 mil km rodados é imprecionante! vale a pena! e não precisa ficar lubrificando com tanta frequência, um excelênte custo benefício

Imagem Postada

Minha XTZ 140cc acesse: http://www.xtzforumc...__fromsearch__1

#3 Henrique Lorran

Scooter

• Membros
  • 368 posts
  • CidadeBelo Horizonte

Postado 07 January 2013 - 13:32

Esses dias comprei uma mais foi sem retentor, pois era mais barato e também a XTZ não é la essas coisas e pelo que parece perde 0,8CV ai complica tudo...

Mas acho q tem sentido sim, pois a com retentor é mais dura, necessitando de mais força da moto.

Uma duvida: O que são os elos da corrente? Aqueles pinos, ou os "cilindros" ou aquelas plaquinhas?!

Editado por Henrique Lorran, 07 January 2013 - 13:24.

#4 Márcio xtz

XTZ 250CC

• Membros
  • 4442 posts
  • Cidadejundiaí

Postado 07 January 2013 - 13:46

são esses tamborzinhos onde engata os dentes da coroa/pinhão, não tem nada a ver esse lance de corrente dura ou mole não vey, só tem se tu esticar a corrente ao máximo deixando ela dura de tento esticar ai sim força o motor (sobrecarrega) os retentores não deixa o óleo sair facilmente da corrente deixando ela lubrificada por mais tempo diminhindo o atrito aumentando a durabilidade entende? mas se for de aço 1023 dura muito mais pois é um aço mais puro (menos carbono)

Imagem Postada

#5 Nixal

1ª Moto

• Membros
  • 450 posts
  • CidadeSalvador
  • Estado:BA

Postado 07 January 2013 - 14:51

E para o uso diário dentro da cidade ? compensa ? Se bem que perder 0,8cv parece ser muita coisa, eu que pego BR todos os dias, já ando sentinfo falta de mais motor e já sonho em uma 250X, o que falta é o $$ xD

#6 Henrique Lorran

Scooter

• Membros
  • 368 posts
  • CidadeBelo Horizonte

Postado 07 January 2013 - 15:19

Márcio xtz, em 07 January 2013 - 13:46, disse:

são esses tamborzinhos onde engata os dentes da coroa/pinhão, não tem nada a ver esse lance de corrente dura ou mole não vey, só tem se tu esticar a corrente ao máximo deixando ela dura de tento esticar ai sim força o motor (sobrecarrega) os retentores não deixa o óleo sair facilmente da corrente deixando ela lubrificada por mais tempo diminhindo o atrito aumentando a durabilidade entende? mas se for de aço 1023 dura muito mais pois é um aço mais puro (menos carbono)

Pelo que entendi então se a gente lubrificar a corrente sem retentor de hora em hora então ela vai ter uma durabilidade igual a uma com retentor??? KK. Ah e obrigado pela resposta. VLW

Editado por Henrique Lorran, 07 January 2013 - 15:20.

#7 Márcio xtz

XTZ 250CC

• Membros
  • 4442 posts
  • Cidadejundiaí

Postado 07 January 2013 - 15:24

Henrique Lorran, em 07 January 2013 - 15:19, disse:

Pelo que entendi então se a gente lubrificar a corrente sem retentor de hora em hora então ela vai ter uma durabilidade igual a uma com retentor??? KK. Ah e obrigado pela resposta. VLW

um pouco menos ainda, o bom é uma corrente de aço 1023 ai sim tu vai ver durabilidade! as que vendem por ai são de 1045 que é boa também mas 1023 é bem melhor!

Editado por Márcio xtz, 07 January 2013 - 15:26.

Imagem Postada

#8 Henrique Lorran

Scooter

• Membros
  • 368 posts
  • CidadeBelo Horizonte

Postado 07 January 2013 - 15:33

Márcio xtz, em 07 January 2013 - 15:24, disse:

um pouco menos ainda, o bom é uma corrente de aço 1023 ai sim tu vai ver durabilidade! as que vendem por ai são de 1045 que é boa também mas 1023 é bem melhor!

Então na sua opinião uma corrente com retentor não faz a moto perder potencia? Nenhuma?

Nixal, em 07 January 2013 - 14:51, disse:

E para o uso diário dentro da cidade ? compensa ? Se bem que perder 0,8cv parece ser muita coisa, eu que pego BR todos os dias, já ando sentinfo falta de mais motor e já sonho em uma 250X, o que falta é o $$ xD

Vc esta falando da corrente com retentor ou aço 1023?

#9 Márcio xtz

XTZ 250CC

• Membros
  • 4442 posts
  • Cidadejundiaí

Postado 07 January 2013 - 15:37

Henrique Lorran, em 07 January 2013 - 15:33, disse:

Então na sua opinião uma corrente com retentor não faz a moto perder potencia? Nenhuma?

perde nada vey isso aê é conversa pra tu não comprar com retentotor que vai durar muito mais e eles vão vender muito menos correntes sem retentor e pararim pararom tá ligado?

Imagem Postada

#10 Nixal

1ª Moto

• Membros
  • 450 posts
  • CidadeSalvador
  • Estado:BA

Postado 07 January 2013 - 16:17

Henrique Lorran, em 07 January 2013 - 15:33, disse:

Vc esta falando da corrente com retentor ou aço 1023?

A com retentor, a de aço se parece com uma normal ? a diferença é a durabilidade dela ? neste caso essa de aço vai durar mais que o pinhão e a coroa ? xD

#11 Henrique Lorran

Scooter

• Membros
  • 368 posts
  • CidadeBelo Horizonte

Postado 07 January 2013 - 17:13

Nixal, em 07 January 2013 - 16:17, disse:

A com retentor, a de aço se parece com uma normal ? a diferença é a durabilidade dela ? neste caso essa de aço vai durar mais que o pinhão e a coroa ? xD

Isso só o Marcio xtz para te responder...

#12 marcjusan

Patinete

• Membros
  • 38 posts
  • Cidademaceio
  • Estado:AL

Postado 07 January 2013 - 17:40

caras, esse negócio de aço 1023 ou 1045 é o tipo do aço que é feita a corrente. Tanto a com retentor quando a sem retentor podem ser feitas em aço 1023 ou 1045. A corrente com retentor é a primeira foto no início do tópico, vem com aneis de borracha entre os elos e a sem retentor é a segunda foto. RECOMENDO USAREM A COM RETENTOR!

#13 BetoCoelho

Categoria Master

• Membros
  • 1225 posts
  • CidadeSão João dei-Rei

Postado 07 January 2013 - 17:59

Quanto custa em média uma corrente com retentor pra XTZ trail?
Viva em Equilíbrio, ande de moto! \m/

Imagem Postada

>>Coelha Azul<<

#14 ze americo

Patinete

• Membros
  • 9 posts
  • CidadeLima Duarte

Postado 07 January 2013 - 18:13

A minha xtz veio de fábrica com corrente sem retentor...A yamaha deve ter seus motivos de nao colocar a corrente com retentor na xtz.Se for verdade que a corrente com retentor perde 0,8 cv,tá explicado!

#15 Márcio xtz

XTZ 250CC

• Membros
  • 4442 posts
  • Cidadejundiaí

Postado 08 January 2013 - 08:05

a yamaha põe corrente sem retentor por questão de custo, e a corrente 1023 tem com e sem retentor mas as duas tem ótima durabilidade e pode-se usar corrente 1023 com coroa e pinhão 1045 que dura pra burro pois na maiotia das vezes a relação 1045 corrente/pinhão/coroa a corrente vai pro pau e o pinhão e coroa ainda estão bons ai o cara vai e põe outra corrente nova que acaba mais rápido que a primeira por outros motivos (vai dar um textão) recomendo coroa e pinhão 1045 riffel e corente 1023 com retentor

Imagem Postada

#16 marcjusan

Patinete

• Membros
  • 38 posts
  • Cidademaceio

Postado 08 January 2013 - 11:55

BetoJCoelho, em 07 January 2013 - 17:59, disse:

Quanto custa em média uma corrente com retentor pra XTZ trail?

ze americo, em 07 January 2013 - 18:13, disse:

A minha xtz veio de fábrica com corrente sem retentor...A yamaha deve ter seus motivos de nao colocar a corrente com retentor na xtz.Se for verdade que a corrente com retentor perde 0,8 cv,tá explicado!

Nunca ouvi falar de uma moto de baixa cilindrada que saia de fabrica com corrente com retentor. Seja ela xtz, bros, cg ou qualquer outra. Imagino que seja por causa do valor, pois pra vcs terem uma ideia semana passada troquei a tração da minha xtz. Na CC daqui (Maceió) a tração original (pinhao, coroa, corrente normal) custa 130 dilmas. Comprei numa loja perto da minha casa só a corrente com retentor da marca KMC por 90 dilmas e parece que o cara me deu o preço errado pq se não me engano era mais cara. Aproveitei e coloquei logo um pinhao de 15 dentes e coroa normal de 48 dentes, ambos da marca riffel.

no final gastei 157 dilmas numa tração com pinhao de 15 e coroa de 48 ambos em aço 1045 da riffel e corrente com retentor KMC. Duas marcas boas e na configuração que eu queria. Enquanto que gastaria 130 se comprasse na CC e teria um pinhao de 14 com corrente SEM retentor e de marcas que nao conheço.

#17 guttera ribeiro

Bike com rodinha

• Membros
  • 132 posts
  • CidadeJuiz de Fora

Postado 08 January 2013 - 12:08

Troquei meu Kit e no lugar da corrente convencional coloquei uma KMC com retentor, nos primeiros 400/500 kilometros ela ainda exigia a mesma manutenção q a comum, depois disso é so lubrificação, ja vai fazer qs 5000km e nao ta pedindo regulagem, e aquele barulho q me encomodava mt q é o som da corrente frouxa batendo no quadro diminuiu qs por completo. Eu recomendo!!!
Nunca ande mais rapido q seu anjo da guarda!!!

#18 Henrique Lorran

Scooter

• Membros
  • 368 posts
  • CidadeBelo Horizonte

Postado 08 January 2013 - 14:30

Eu comprei uma corrente ACC sem retentor por 35 reais. Mas sera que ela dura pelo menos metade da com retentor?

#19 guttera ribeiro

Bike com rodinha

• Membros
  • 132 posts
  • CidadeJuiz de Fora

Postado 10 January 2013 - 14:38

Henrique Lorran, em 08 January 2013 - 14:30, disse:

Eu comprei uma corrente ACC sem retentor por 35 reais. Mas sera que ela dura pelo menos metade da com retentor?

Se der sorte e boa manutenção pode durar 1terço da com retentor. Se eu fosse comprar sem retentor compraria uma DiD, mas com a experiencia da com retentor nao pretendo voltar pra tradicional.
Nunca ande mais rapido q seu anjo da guarda!!!

#20 marcjusan

Patinete

• Membros
  • 38 posts
  • Cidademaceio

Postado 10 January 2013 - 17:28

guttera ribeiro, em 10 January 2013 - 14:38, disse:

Se der sorte e boa manutenção pode durar 1terço da com retentor. Se eu fosse comprar sem retentor compraria uma DiD, mas com a experiencia da com retentor nao pretendo voltar pra tradicional.

Concordo!!!!!!! E pra quem tá querendo trocar a tração e tem dúvida sobre marcas, dou um toque.... Segundo a maioria dos caras do forum as melhores marcas são:
Pinhao e coroa (VAZ ou RIFFEL)
corrente COM RETENTOR (DID ou KMC)
sendo que a maioria da maioria prefere pinhao/coroa VAZ e corrente DID. Como eu tava com poucas dilmas pra gastar e também nao encontrei VAZ e DID tive que optar por pinhao/coroa RIFFEL e corrente KMC. #FicaAdica

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos

Olá Visitante, bem vindo ao XTZ Fórum Club.

Já está cadastrado? Faça o login!

x