Ir para conteúdo

CARBURADOR

21 respostas neste tópico

#1 Velha guarda

• Convidados

Postado 15 July 2011 - 20:19

Por acaso alguem ai sabe me dizer qual o diametro doventuro do carburador da XTZ nova , aquele a vacuo o mesmo da FACTOR . Ouvi dizer que tem 25mm , mas como nunca peguei um desses na mão não tenho certeza . Alguem ai sabe me informa ?

#2 Velha guarda

• Convidados

Postado 19 July 2011 - 17:21

vichiii agora tu me aperto sem me abrassa!!!!

:-ss

#3 Velha guarda

• Convidados

Postado 28 July 2011 - 00:34

O carburador da xtz 125 ate 2008 e' o VM20SS venturi 20. O carburador das mais novas e' o BS25 eletrônico venturi 25, uma atualização ao BS25 que a Suzuki utilizava nas antigas Katana 125 e Intruder 125 e nas Burgman 125 e a Yamaha na Neo.
Desculpe a curiosidade, mas qual a sua intenção? Troca de carburador?

#4 Velha guarda

• Convidados

Postado 28 July 2011 - 20:11

rr-beto matando sua curiosidade , sim eu queria saber pra trocar de carburador mesmo , pois eu precisava de um que melhorace a alimentação do motor , e um bura com 25mm de venture iria da um folego a mais no motorzim .

#5 Velha guarda

• Convidados

Postado 28 July 2011 - 20:50

Ahh tahh.. perguntei pq eu troquei o meu também, coloquei um com venturi 24, da rd. Deu um trabalhão pra acertar ele e mesmo assim a moto acaba embolando de final com o escape original, só to esperando virar o mês pra trocar a ponteira e ver no que dá.
Estou com carburador de rd com gicleur de alta 110 e de baixa 27, rodando com filtro de ar e escape original e o tal do misturmax.

Acho que ao invés do carburador da xtz 2010 o melhor é usar o da Neo que não tem as tralhas eletrônicas.

#6 Velha guarda

• Convidados

Postado 28 July 2011 - 23:04

Na minha eu usava o da CG 150 se não me engano o venturi era de 25mm, ela embolava um pouco em baixa, mas depois que subia ficava muito bom.
Quando fui pra mexer pra tentar acertar eu vendi a motoca.

#7 Velha guarda

• Convidados

Postado 29 July 2011 - 01:46

O carburador da titan 150 tem venturi 22, assim como todas as motos Honda 125. Exceção Honda turuna 125 - venturi 24 e Titan 150 sport - venturi 25.
Strada, Xr 200 - venturi 26
Dt 180, Rd 125, Rd 135 - venturi 24
Dt200, Rdz 135 - venturi 26

Só lembro desses :-?

#8 Velha guarda

• Convidados

Postado 30 July 2011 - 20:11

Bom eu acabei colocando um da SUNDOW STX , amanhã vou ver como ficou na trilha .

#9 Velha guarda

• Convidados

Postado 01 August 2011 - 10:40

dnpesportes disse:

Bom eu acabei colocando um da SUNDOW STX , amanhã vou ver como ficou na trilha .

Teve que mudar alguma coisa para dar acerto?

Você está devendo umas fotos da motoca pronta!!!! :-w

#10 Velha guarda

• Convidados

Postado 01 August 2011 - 18:17

Para o pessoal, que como eu, está brigando com adaptações de carburadores na XTZ 125cc. vai uma dica:
Calculando, bem por cima apenas para uma referencia, a troca do carburador original 20mm por um carburador de dt 180/ rd 135 24mm.:
A troca do carburador 20 pelo 24 causa um aumento médio de 20%, basta adicionar 20% para cada gicleur para ter uma referencia:
carburador 20 | carburador 24
Gc alta - 97,5 | +20% - 117
Gc baixa - 12,5 | +20% - 15

Estou a uma semana brigando com o carburador de rd e estava quase desistindo e voltando o original, mas depois de conversar com mecânicos de carros, "descobri" como ter uma referencia para os gicleurs. :whisle:
Eu estava tentando gicleurs muito fechados, entre 102,5 e 110 na alta e não conseguia regulagem, instalei misturmax com gicleur 110 alta e 27,5 baixa (o menor que encontrei) com agulha fina de rd na regulagem média e até estava rodando legal, mas não afinava de forma alguma, 100 km/h e altas emboladas, tentei mudar a posição da agulha sem sucesso.
Outro ponto meio complicado é onde encontrar os gicleurs, nas moto peças aqui na cidade onde moro não tem nada muito diferente dos gicleurs originais e mesmo assim tem que ter muita sorte para encontra-los, então a saída foi recorrer a preparadores de carros. Comprei um gicleur de alta 117,5 (solex) "para fusca" e assim que parar as chuvas volto a briga :-ss

Alguém sabe algum outro meio, ou conhece alguma referencia para troca de carburadores e gicleurs??

#11 Velha guarda

• Convidados

Postado 02 August 2011 - 10:04

rr_beto disse:

Para o pessoal, que como eu, está brigando com adaptações de carburadores na XTZ 125cc. vai uma dica:
Calculando, bem por cima apenas para uma referencia, a troca do carburador original 20mm por um carburador de dt 180/ rd 135 24mm.:
A troca do carburador 20 pelo 24 causa um aumento médio de 20%, basta adicionar 20% para cada gicleur para ter uma referencia:
carburador 20 | carburador 24
Gc alta - 97,5 | +20% - 117
Gc baixa - 12,5 | +20% - 15

Estou a uma semana brigando com o carburador de rd e estava quase desistindo e voltando o original, mas depois de conversar com mecânicos de carros, "descobri" como ter uma referencia para os gicleurs. :whisle:
Eu estava tentando gicleurs muito fechados, entre 102,5 e 110 na alta e não conseguia regulagem, instalei misturmax com gicleur 110 alta e 27,5 baixa (o menor que encontrei) com agulha fina de rd na regulagem média e até estava rodando legal, mas não afinava de forma alguma, 100 km/h e altas emboladas, tentei mudar a posição da agulha sem sucesso.
Outro ponto meio complicado é onde encontrar os gicleurs, nas moto peças aqui na cidade onde moro não tem nada muito diferente dos gicleurs originais e mesmo assim tem que ter muita sorte para encontra-los, então a saída foi recorrer a preparadores de carros. Comprei um gicleur de alta 117,5 (solex) "para fusca" e assim que parar as chuvas volto a briga :-ss

Alguém sabe algum outro meio, ou conhece alguma referencia para troca de carburadores e gicleurs??

Essa conta da porcentagem serve quando se aumenta a cilindrada também?

Uma vez eu ví a venda um kit de brocas manuais para aumento de gicle com vários tamanhos, mas fucei por aqui e não encontrei, se não me engano ele era fabricado pela Shut.

#12 Velha guarda

• Convidados

Postado 02 August 2011 - 16:00

Acho que pode-se usar cálculos de porcentagem quando se aumenta a cilindrada da moto também.
Por exemplo a diferença entre 150cc e 125cc é de 16%.
CG 125cc | CG 150cc
Gc alta 95mm | 118mm
Aumento médio de 25% no tamanho dos Gc. Porque além do diferença de cilindrada também temos uma mudança de tecnologia, de tamanho de válvulas (fluxo), etc.
Para apenas referencia na carburação, como o aumento de cc. foi de 16%, podemos calcular que a referencia para aumento de Gc. de alta, também aplicando 16%, é de 110mm. Isto é o minimo para se começar a briga com o carburador.
Lembrando que são cálculos simples só para referencia mesmo, existem cálculos mais complexos, onde se levam em conta todos os pontos do motor(tipo de construção, tamanho das válvulas, tempo de abertura e levante das válvulas pelo comando, etc), o fluxo de alimentação do carburador, o fluxo de saída de gases do escapamento, etc.
Modificações na motorização efetuadas pelas fábricas dependem de muitos cálculos, testes e muito dinheiro... quem acaba pagando é o consumidor final, como no caso da titan sport, que acabou sendo inviável para o mercado, mesmo sendo uma moto de alto desempenho, o preço elevado e o perigo de ser roubado acabou com a produção.

#13 Velha guarda

• Convidados

Postado 02 August 2011 - 19:01

Mega tenho sim que tirar mais algumas fotos atuais da motoca pra postar aqui . Quanto ao carburador de STX tive que fazer sim mudanças , tive que diminuir um pouco o coletor de admição e mudar o anglo dele ( tive que comer a base dele pra jogar o carburador mais pra direita ) , o duto de ar que vai pra caixa de ar tamben tive que alterar e usei a sanfona como voçe ja disse antes , bom como o motor da moto é 183cc , escape e curva dimensionada e carburador maior , tive qu alterar tamben a caixa e o filtro de ar para equalizar bem a mistura em todas as rotações . Quanto a regulagen eu sou tão apaixonado por preparação que ja é quase que normal identificar sintomas de falta ou exesso , não sei nen como explicar , pois nas competiçoes a gente ja sabe qual motor vai dar trabalho so de ouvir o ronco .

#14 Velha guarda

• Convidados

Postado 02 August 2011 - 19:08

Hum e antes que eu me esqueça , não desanimando o pessoal , mas infelismente esse calculo de porcentagem ai nen sempre vai funcionar , tem casos aqui , em que se prepara o cabeçote , coloca comando e escapamento que ao inves de almentar a giclagem do carburador tem que diminuir pra ter um bom rendimento e aproveitar 100% do motor

#15 Velha guarda

• Convidados

Postado 02 August 2011 - 20:22

sim é verdade, nem sempre moto feita come mais que original, mas oq realmente faz a moto come gasol é o pistão maior e comando pq cabeçote se n me engano dexa ela mais economica, e carburador maiorda uma senhora diferença na economia, a cg do meu primo toda feita com carburador de cg 150 faz uns 30 porl itro ja com carburador Koso 34mm faz uns 15 por litro ou seja pensem bem antes de gastar $ em carburador :-bd

#16 Velha guarda

• Convidados

Postado 02 August 2011 - 23:35

dnpesportes disse:

Hum e antes que eu me esqueça , não desanimando o pessoal , mas infelismente esse calculo de porcentagem ai nen sempre vai funcionar , tem casos aqui , em que se prepara o cabeçote , coloca comando e escapamento que ao inves de almentar a giclagem do carburador tem que diminuir pra ter um bom rendimento e aproveitar 100% do motor

O melhor jeito então é o velho, erra e acerta!!!!!
Vou preparar meu motor no fim do ano, quero pegar uns 20 dias de folga e perder uns 7 dias com isso.

Quando for mexer vou te incomodar e perguntar bastante... :whisle:

#17 Velha guarda

• Convidados

Postado 03 August 2011 - 01:59

Realmente a melhor forma é corrigindo os erros, pq depois que se acerta não se mexe mais!! :o)

#18 Velha guarda

• Convidados

Postado 03 August 2011 - 16:38

Boa tarde a todos.

Eu estou usando o carburador da cg150 sport e me acertei bem com o gigleur 110... o 120 deixou ela extremamente rica...

#19 Velha guarda

• Convidados

Postado 03 August 2011 - 19:58

A minha com carburador de STX que é bem parecido com o da SPORT se não for o mesmo tamanho é pouca diferença , ficou boa usando 118 na alta .

#20 Velha guarda

• Convidados

Postado 04 August 2011 - 22:36

uma duvida sobre carburador, a um tempo atraz meu mecanico condeno meu carburador, só q ele por dentro ta bom akela borracha (q esqeci o nome) n ta rasgada e ta tudo ok, oq poderia estraga no carburador??? e otra, o meu carbura da xt 225 fica pertinho do cilindro e da caixa do motor, ele aqece muito (n tanto pra frita a mão mas aqece legal...)(qndo o motor ja ta bem quente claro...) é normal???

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos

Olá Visitante, bem vindo ao XTZ Fórum Club.

Já está cadastrado? Faça o login!

x